Category Archives: Curiosidades do Tio Eri

Temas curiosos….

Gratuito!!!! – Livros Microsoft – Faça Download

Caros Leitores,

A Microsoft disponibilizou, gratuitamente, o download de alguns livros em fomato PDF.

São os Free ebooks. Para baixar, acesse o seguinte site: Free ebooks

Neste site você encontrara livros sobre, Windows Server 2008 R2, SQL 2008 R2, SQL Server 2012, Windows Phone 7, Virtualization Solutions, dentre outros.

Aproveite para seus estudos,

Abraços,

Para quem quer estudar – MVA – Microsoft Virtual Academy

Caros Leitores,

A Microsoft Virtual Academy – MVA é uma experiência de aprendizado totalmente baseada na nuvem que focaliza as Tecnologias de Nuvem da Microsoft. Você pode acessar vários conteúdos de treinamento online e se tornar um dos famosos especialistas da comunidade mundial de Profissionais de TI. A MVA fornece a seus usuários uma experiência universitária virtual: o estudante pode selecionar um roteiro, estudar o material e, em seguida, realizar a autoavaliação. Com isso, o estudante coleta pontos que o promovem para um nível Bronze, Prata, Ouro ou Platina.  Na MVA, os estudantes podem obter acesso a todas as informações, estatísticas e progresso de sua carreira de treinamento, o que permite que mantenham uma relação de longo prazo com a Microsoft. O aprendizado por meio da MVA é gratuito, e você pode estudar o conteúdo a qualquer hora e em seu próprio ritmo.

Acesse: MVA – Microsoft Virtual Academy

Como começar? Acesse: http://www.microsoftvirtualacademy.com/GetStarted.aspx

Quer saber quem são os atuais principais estudantes? Clique aqui.

Para você que participa do MVA, existem promoções para você, clique aqui.

Caso tenha mais duvidas, acese o FAQ.

Bom estudos a todos.

Abraços,

Esta no AR o Portal Brasileiro do TechNet Wiki

Caros Leitores,

Está no ar o Portal Brasileiro do TechNet Wiki, finalizado pelos Wikininjas Yuri Diógenes, Luciano Lima, Jordano MazzoniJorge Barata.

O TechNet Wiki iniciou no Brasil em março de 2011 e um ano e um mês depois e 1.500 artigos em português, nasce o portal brasileiro, um dos três países do mundo a ter o portal na lingua nativa. Os outros dois são Rússia e China.

Yuri Diógenes, da Microsoft Texas, foi quem trouxe para o Brasil o Wiki, que teve grande aceitação da Comunidade Microsoft do Brasil que logo começou a popular com excelentes artigos.

Para adequar a necessidade local foi adicionado os tópicos Mensageria e Interp no lugar de Jogos e Tecnologia.

E você? Está esperando o quê para começar a contribuir? Não perca tempo, escreva logo seu artigo e faça parte desse time!

Para contribuir é só logar com seu LiveID no link abaixo e postar seu artigo. Uma das mudanças é que não precisa mais colocar o “(pt-BR)” no final do título do artigo e a tag “pt-BR”.

TechNet Wiki: http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/default.aspx

Importante: Caso tenham mais dúvidas é só postar no Fórum do TechNet Wiki aqui: http://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-br/technetwiki/threads

Abraços,

Conheça o Canal TechNet TV da Microsoft

Caros Leitores,

Como a Microsoft sempre busca inovações e meios de contribuir com a comunidade, mais uma iniciativa foi lançada para comunicação: O Canal TechNet TV.

Acesse o Canal: Canal TechNet TV

Este canal é ministrado pelo Fabio Hara e o Vinicius Apolinário. Estes visam apresentar o seguinte:

  • Entrevistas com especialistas ou gerentes de produto da Microsoft;
  • Divulgar novidades , como por exemplo novos conteúdos que entraram no ar;
  • Eventos da Microsoft que estão ocorrendo pelo Brasil (além dos eventos que a nossa equipe tecnica irá participar);
  • Novidades técnicas de produtos/tecnologias da Microsoft ;

12 já foram os episódios que TechNet TV. Para assistir acesse a pagina de arquivos:

Arquivos do TechNet TV.

No Twitter a hashtag é #technettv. Acompanhe e divulgue esta nova iniciativa.

Abraços,

 

Lançamento da Familia System Center 2012

Caros Leitores,

Este mês é o mes de lançamento da Familia System Center 2012. Tive o prazer destes dias atras ir a um avento aqui em Maringá, no SENAC, ministrado pelo Flavio Medeiros (Microsoft Senior IT Pro Specialist) da Microsoft.

O System Center 2012 ajuda você a gerenciar seu ambiente de TI em datacenters tradicionais, nuvens privadas e públicas, computadores clientes e dispositivos. Utilizando seus recursos integrados e automatizados de gerenciamento, você pode se tornar um provedor confiável de serviços para sua organização. O System Center captura e agrega conhecimento sobre sistemas, políticas, processos e práticas recomendadas para que você possa otimizar sua infraestrutura e reduzir custos, aumentar a disponibilidade de aplicações e melhorar a entrega de serviços.

Saiba mais sobre o System Center. Acesse: http://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/system-center/default.aspx

Avalie o System Center 2012 gratuitamente por 180 dias. Acesse: http://technet.microsoft.com/evalcenter/hh505660.aspx?ocid;otc-f-corp-jtc-DPR&wt.mc_id=TEC_103_1_33

Leia o folheto do System Center 2012. Acesse: http://download.microsoft.com/download/5/2/E/52E4291F-A34B-42F5-BAEA-EB23381CB112/SC%202012%20Overview%20Datasheet.pdf

Encontre detalhes sobre licenciamento e preços neste folheto. Acesse: http://download.microsoft.com/download/1/1/1/11128EC7-2BE7-480C-9D46-4ECECA9E481A/System%20Center%202012%20Licensing%20Datasheet.pdf

Também temos um site chamado Canal System Center, que um um projeto do MVP Cleber Marques e outros MVP´s convidados, onde juntos, mantém uma revista sobre a Familia e Produtos System Center. Acesse: http://www.canalsystemcenter.com.br/csc/index.php

É isso ai, abraços.

 

 

A Importância do Parar na TI, para o Usuário e o Negócio.

É fantástico parar e olhar como a Tecnologia evolui tão rapidamente em nossa volta. E olha que parar hoje é algo que frequentemente não paramos para fazer. Muito se fala de Computação na nuvem, frameworks, virtualização, colaboração, altadisponibilidade, redundância, mobilidade dentre outros termos que a todo instante é inventado por alguém. Comunidades virtuais, a velocidade como a informação se propaga no mundo, realmente é fantástico.

Nós, profissionais da tecnologia da informação, temos que constantemente nos atualizar neste ciclo de novidades que surgem e que se renova naquilo em que cada um é especialista, estudando, testando, implantando, se reciclando, compartilhando. Muitos me perguntam “o que devo fazer?”, “o que devo estudar?”, “como me colocar melhor no mercado?”, “devo aprender inglês, espanhol, francês?” e por vai.

Bom, eu também, constantemente, me questiono. Porém fatos ocorridos durante a aula que ministro em uma pós-graduação, e também fatos ocorridos durante visitas a clientes, me fizeram parar e pensar em um ponto que não vejo como preocupação para muitos profissionais de TI, “O Usuário e o Negócio”.

Conversar com o usuário, está ai algo que realmente não vejo como prioridade. Levantar de minha mesa, soltar o meu mouse, meu teclado, meu notebook, meu conforto, meu ar condicionado, minha cadeira e dar uma volta na empresa onde trabalho ou nos clientes que presto serviço, dedicar tempo, parar. Juntar o conhecimento que temos sobre a tecnologia mais a necessidade do usuário. Utilizar esta constante evolução tecnológica para criar uma constante evolução de um negocio, de um processo, de uma atividade, de uma venda, de uma compra, de uma fusão, dentre muitas outras coisas que acontecem com os usuários e uma organização. Será que é por isso que ainda somos vistos como um custo?

De que adianta eu saber montar o melhor cenário de TI, se não sei como “encaixa-lo” em um negócio, na necessidade do usuário.

Normalmente, escreveria artigos técnicos, porém achei necessário compartilhar com vocês este pensamento. Continuarei a aprender, a me atualizar, a me questionar, a compartilhar, porém, acredito que temos a necessidade de, pelo menos de vez em quando, parar, nos envolver com o usuário e os negócios.

Abraços.

 

O que significa Aker?

Caros,

Estudando para certificação do Firewall Aker 6.1, na apostila encontrei o significado da palavra Aker. Achei interessante compartilhar, pois realmente tem a ver com segurança. 

Na mitologia egípcia, Aker era a personificação da Terra e Deus dos Mortos; o Guardião do portal através do qual o Faraó passava para ir ao mundo espiritual. Aker também provia uma passagem segura para a barca do sol durante a sua jornada noturna através do mundo espiritual. Ele era representado por um par de leões, um de costas para o outro, que olhavam tanto o nascer quanto o pôr do sol.

www.aker.com.br

Abraços.

Erivelto.

WRA Presente na Copa Microsoft de Talentos

Terçaa Feira dia 11, os participantes da Copa Microsoft de Talentos da WRA decidiram ir para São Paulo. Compramos, na maior correria as passagens. Fomos em 6 colaboradores, pena que o restante não pode ir. Dia 12 todos em pé as 4H da manhã, 6H00 saia o vôo. Fomos de Pantanal, praticamente um onibus de asas. Bom, 6H00 do dia 12, a unica cidade no Brasil com nevueiro era Maringá, cidade aqui no norte do Paraná. O restante de todos os aeroportos do Brasil funcioando e o nosso fechado para pouso e decolagem. Bom e agora, vamos ou não vamos? O voo foi liberado as 9H40 da manhã, fomos. Chegamos em Congonhas as 11H20 e no local do Evento as 12H00. Legal, perdemos os WebCasts de infraestrutura do periodo da manhã por completo. Ok, vamos almoçar, onde? Frangaria e o melhor de tudo que comemos muita picanha, e nada de frango..rssss…

Voltamos ao evento, 13H00. Chek-in do evento, fomos para nossos lugares. Assistimos todos os Webcasts da parte da tarde. Tecnicamente dizendo, todos ótimos, maiores detalhes sobre o evento, Copa Microsoft de Talentos. Bom como estavamos acordado desde as 4H da manhã, acabamos com o estoque de café deles e assim ninguém dormiu. Além de estar ótimo tecnicamente, graças aos membros dos Portais Technet e MSDN, fomos realmente para assistir e aprender.

Bom, o evento esta acontecendo há mais ou menos 2 meses e meio, temos 9 colaboradores da WRA participando e muito bem colocados. Nossa meta é que um de nos seja o primeiro colocado do concurso. A etapa eliminatoria terminou dia 08/05/2010 e de 8.000 inscritos 120 foram para as quartas de finais.

Segue Rankin dos Colaboradores da WRA na Copa Microsoft de Talentos:

Wagner Rafael Kondo – 1 Colocado

Tiago Maraldi – 4 Colocado

Felipe Cesar Rodrigues – 5 Colocado

Erivelto Postai – 9 Colocado

Erick de Oliveira Santos – 12 Colocado

Eduardo Spaki – 16 Colocado

Lucas Alencar Pedro – 32 Colocado

Diego Naujalis – 33 Colocado

Thiago Batista – 80 Colocado

Para ver o Raking compelto clique aqui.

Segue a foto oficial que tiramos no final do evento lá em São Paulo:

Copa Microsoft de Talentos

Abraços a todos e até a próxima,

Erivelto Postai

As Empresesas Continuam Presas ao Passado. Ricardo Semler

Pessoal, eu escrevi que somente ia falar de TI, mas temos assunto que temos que divulgar. TI é estratégico no negócio. Por isso, profissional de TI tem que entender de negócio.

Ricardo Semler é controlador da Semco, escritor de vários livros, inclusive eu li o “Você esta louco! Uma vida administrada de outra forma”, ótimo livro (Marco, tenho que devolver seu livro), recomendo a todos, principalmente aos meus amigos de TI.

Segue um link para o site da Exame com entrevistas em formato de videos a pessoa dele. Muito Bom. A quem interessar fica a dica.

http://portalexame.abril.com.br/blogs/por-dentro-das-empresas/2010/04/26/as-empresas-continuam-presas-ao-passado/

Abraços.

Erivelto Postai.