Category Archives: Windows Server

Tudo Sobre Windows Server

WebCast Setembro – Organizado pelos MTAC´s

Caros Leitores,

Nos dias 06, 10, 11 e 12 de Setembro de 2012 acontecerá mais leva de Webcasts com foco em infra. Estarão presentes como palestrantes os MTACs.

Essa semana foi uma ideia do MTAC Eduardo Sena para abordar as novas tecnologias ou pelo menos algumas delas para os IT Pros.

Segue abaixo os links para inscrição dos Webcasts, e fiquem a vontade para se inscrever em todos.

Data: 06/09/2012 Horario: 20:30 Palestrante: Francisco Ferreira Tema: Novidades do Hyper-V 3 Inscrição: https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032527288&Culture=pt-BR&community=0

Data: 10/09/2012 Horario: 20:30 Palestrante: Vinicius Apolinário Tema: Dicas e Truques sobre o Novo Windows Server 2012 Inscrição: https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032527536&Culture=pt-BR&community=0

Data: 11/09/2012 Horario: 20:30 Palestrante: Erickson F. D. Ricci Tema: DBA, tem certeza que você quer se tornar um?! Inscrição: https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032527673&Culture=pt-BR&community=0

Data: 12/09/2012 Horario: 20:30 Palestrante: Eduardo Sena e Flavio Honda Tema: Certificações Microsoft Inscrição: https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032527457&Culture=pt-BR&community=0

Abraços e até a próxima.

Microsoft Day – Curitiba – 01/09

imnu.png

Dia 01 de Setembro (sábado) será realizado um evento em Curitiba com especialistas da Microsoft Brasil + especialistas da comunidade, focado em vários temas. Será um dia ideal para tirar suas dúvidas com os palestrantes, realizar networking e conhecer um pouco mais sobre as novas tecnologias da Microsoft.

Quer saber mais sobre o evento? Veja a lista preliminar de temas e palestras:

  • Conheça o novo Windows Server (palestrante: Fabio Hara)
    • Fabio Hara trabalha na Microsoft como Especialista em Infraestrutura e Virtualização e vai apresentar a nova versão do Windows Server. Nesta sessão você terá o primeiro contato com a nova versão do produto através de demonstrações e pouco PPT.
  • Quais são e como participar dos programas de relacionamento da Microsoft? (Palestrante: JP Clementi)
    • Joao Paulo Clementi (JP) trabalha na Microsoft e é responsável pela gestão do programa MVP (Most Valuable Professional) no Brasil. Nesta sessão você conhecerá quais são os programas de relacionamento que a Microsoft possui com a comunidade e como participar.
  • Computação em Nuvem com Windows Azure (Palestrante: Rogerio Halicki Cordeiro)
    • Rogerio Cordeiro trabalha na Microsoft como Especialista em Desenvolvimento com foco em Cloud Computing. Nesta sessão será apresentado uma visão geral sobre a plataforma de Computação em Nuvem da Microsoft e como funciona o Windows Azure.
  • Consumerização de TI (palestrantes: Rodrigo Dias e Marcos Rodrigues)
    • Rodrigo Dias e Marcos Rodrigues são Gerentes de TI da Microsoft Brasil. Nesta sessão será abordado conceitos de Consumerização de TI e como a Microsoft gerencia dispositivos externos como tablets e smartphones em rede.
  • Windows Phone: Demo Show (palestrante: Rodolpho Carmo)
    • Rodolpho Marques do Carmo é MVP (Most Valuable Professional) e especialista de Mercado em Windows Phone, além de autor de livros sobre o assunto. Nesta sessão repleta de demos você conhecerá melhor o Windows Phone.
  • Desenvolvendo aplicativos para o Windows 8 (palestrante: Vinicius Souza)
    • Vinicius Souza trabalha na Microsoft Brasil como Especialista em desenvolvimento com foco em Interoperabilidade, Windows Azure, Windows Phone e Windows 8. Nesta sessão será apresentado como funciona o desenvolvimento de Apps para Windows 8
  • SQL Server 2012 (palestrante: Felipe Ferreira – MVP)
    • Felipe Ferreira é Diretor de Operações na SolidQ e MVP em SQL Server. Nesta sessão será abordado sobre as funcionalidades do SQL Server 2012.
  • TFS Service: (palestrantes: Marcela Mariotti Peres e Maira Iantas)
    • Marcela e Maira são especialistas em desenvolvimento e fazem parte do programa MTAC (Microsoft Technical Audience Contributor). Nesta sessão você conhecerá melhor sobre as funcionalidades do TFS Service.

Para inscrever-se, clique aqui.

IT Camp em Curitiba, Maringá e Londrina

Os IT Camps (workshops avançados de virtualização) voltaram este semestre, e agora serão focados na nova versão de Windows Server, com foco em virtualização e gerenciamento.

Nos dia 03, 04 e 05 de Setembro o Fabio Hara estara realizando o IT Camp nas cidades de Curitiba, Maringá e Londrina, respectivamente. O evento será o dia todo (das 09:00 as 17:00) e os links de inscrição estão listados abaixo:

Até a proxima,

Exchange Server 2010: Usando o Backup do Windows Server para realizar o backup e restaurar dados

Caro Administrador do Exchane Server, recentemente escrevi o seguinte post no Blog Gestão em TI:

Exchange Server 2010: Usando o Backup do Windows Server para realizar o backup e restaurar dados

Nele falo da importancia do backup em um ambiente do Exchange Server e também da importancia do planejamento, recomendações e boas praticas ao usar a ferramenta do Windows Server Backup.

Uma ótima leitura.

Abraços,

Dicas sobre o Exame 70640 – Windows Server 2008 Active Directory, Configuring.

Caros Leitores.

Um grande MTAC – Eduardo Sena, preparou e realizou um WebCast introdutório para o Exame 70640 – Windows Server 2008 Active Directory, Configuring.

Recomendo a todos, que estão se preparando para este Exame ou que conheça alguém e gostaria de indicar, assitir este webcast:

Webcast Introdução ao Active Directory – Como foi

Simulados para exame MCTS 70-640

Gostaria também de inidicar este links, que reuni em preparação e estudos para esta prova:

Bom estudos a todos e um bom exame.

Abraços,

Windows Server 2008 R2: Práticas recomendadas para implantações do Server Core

Caros Leitores,

Com a evolução do Windows Server e lançamento do Windows Server 2008, o produto nos trouxe uma fantastica novidade. A opção de instalarmos o Windows Server, na versão Server Core.

É uma instalação enxuta do Windows Server sem a interface gráfica (GUI). Praticamente, temos todas as funcionalidades, de servidor, que uma instalação complenta oferece.

Uma das grandes vantagens que este tipo de instalação é a baixa necessidade de atualizações e reinicios de serviores. Por exemplo, as correções do Internet Explorer, não são necessárias, pois não temos o navegador instalado no servidor.

Isso é ótimo para um ambiente virtualizado, onde o host físico, com uma instalação Server Core, hospeda inumeras Máquinas Virtuais. SIM, a opção de Server Core tem função de Hyper-V.

Mas como eu gerencio tudo isto?

Então, você pode gerenciar este tipo de instalação atraves de linhas de comando (Prompt de Comando e/ou Power Shell); ferramentas de terceiros; atraves de ferramentas administrativas instaladas no Windows 7; ou mesmo ferramentas administrativas de outro servidor, Windows Server 2008.

Mesmo sendo uma instalação Server Core, é altamente recomendado e importante o uso de boas práticas. Navegando na internert, encontrei o seguinte artigo que indico a leitura de administradores de Windows Server: Windows Server 2008 R2: Práticas recomendadas para implantações do Server Core.

Este artigo detalha os itens que apresentei neste post.

Uma ótima leitura e também um ótimo laboratório.

Abraços,

Impedindo que Usuários Comuns Adicionem Computadores no Domínio (pt-BR)

Caros Leitores,

Vocês sabiam que usuários do Active Directory que fazem parte do grupo “Authenticated Users” podem adicionar até 10 contas de computadores no dominio? Ou seja, qualquer usuário, que não faça parte da sua equipe de suporte, pode sim executar esta tarefa.

Pesquisando na internet, encontrei o seguinte artigo publicaco pelo MVP Luciano Lima: Impedindo que Usuários Comuns Adicionem Computadores no Domínio (pt-BR)

Esse artigo tem como objetivo demonstrar passo-a-passo como configurar a policy do seu domínio para impedir que usuários comuns adicionem computadores no domínio. Esse artigo foi escrito baseado no Active Directory do Windows Server 2008.

Uma boa leitura a todos,

Abraços,

Como Reverter ou Diminuir os Níveis Funcionais da Floresta e Domínio do Active Directory no Windows Server 2008 R2 (pt-BR)

Caros Leitores.

Nas versões passadas de Windows Server, nivel funcional era um assunto delicado e que necessitava cuidados e planejamento. Porém com a evolução do produto Windows Server, atualmente na versão Windows Server 2008 R2, isso vem mudando.

Pesquisando na internet, me deparei com o seguinte artigo, escrito pelo MTAC Fernando Lugão Veltem.

Como Reverter ou Diminuir os Níveis Funcionais da Floresta e Domínio do Active Directory no Windows Server 2008 R2 (pt-BR) 

Antes de executar este artigo em um ambiente de produção, recomendo que você faça um laboratório, para aprender e entender o que esta acontecendo.  Uma frase importante no artigo é: “Nas versões anteriores do Windows Server, as alterações níveis funcionais de domínio e nível funcional da floresta  não pôdem ser revertidas. Com o Windows Server 2008 R2, você pode agora reverter ou diminuir tanto a nível funcional do domínio e o nível funcional da floresta do seu domínio, desde que satisfaçam as condições e limitações específicas deste novo recurso descrito abaixo. “

Também é importante a leitura do seguite documento do site do TechNet:

Noções básicas sobre níveis funcionais do AD DS.

Uma boa leitura,

Abraços,

Guia de Sobrevivência: Active Directory no Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2 (pt-BR)

Caros Leitores,

Para aqueles que estão estudando para Cerficiação Microsoft, mais especificamente provas envolvendo Active Directory, como o Exame 70-640 – Windows Server 2008 Active Directory, Configuring, segue um link para um artigo, feito pelo MVP Luciano Lima e revisado pelo Comunidade Microsoft, com conteúdo em português e que ira ajuda-lo muito.

Mais artigos como este, podem ser encontrados no TechNet Wiki. Inclusive convido a todos, que gostam de escrever arigos tecnicos, a fazer parte de mais esta iniciativa da Comunidade Microsoft.

Acesse o link: Guia de Sobrevivência: Active Directory no Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2 (pt-BR)

Um ótimo estudo a todos.

Abraços,

 

Computação em nuvem: Classes de virtualização

Caros Leitores.

Li este artigo, “Computação em nuvem: Classes de virtualização” e gostaria de compartilhar o mesmo com vocês. Este artigo é da TechNet Magazine. Recomendo o acompanhamento desta revista aos Profissionais de TI.

Abaixo, itens que tirei do artigo:

Existem várias abordagens diferentes para a — ou classes de — virtualização, cada uma delas adequada para suas próprias situações específicas.

Em termos gerais, existem três classes típicas de arquitetura de VM (máquina virtual): o hipervisor, a virtualização baseada em host e a paravirtualização, que são diferenciadas pela posição da camada de virtualização. O hipervisor também é conhecido como VMM (Virtual Machine Monitor).

Continue Lendo. Acesse: Computação em nuvem: Classes de virtualização.

Fantástico Artigo, Boa Leitura a todos.

Abraços,